A Orquestra
Objetivos
A Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga foi criada para a valorização dos nossos cordofones tradicionais, do nosso reportório tradicional e para juntar os músicos que tocam estes instrumentos em concertos, espectáculos de música, romarias, festas populares e acções de promoção da nossa música e das nossas tradições. Braga, “Capital do Cavaquinho” precisa de uma Orquestra onde estes instrumentos tradicionais, tenham destaque e sejam valorizados, quer como instrumentos solistas, quer como instrumentos de acompanhamento.
apresentação da orquestra em 15/06/2017
NA RUA DE S. MARCOS
No dia 15 de junho de 2017, apresentou-se aos bracarenses e público em geral, na rua de S. Marcos, na Casa dos Crivos, a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga, interpretando temas tradicionais, clássicos e populares, iniciando com o Hino de Braga e terminando com S.joão de Braga.
A Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga nasceu da ideia conjunta da Associação Projet’art e Associação Ida e Volta, de se promover o conceito “Braga Capital do Cavaquinho”, e ainda da promoção da Viola Braguesa e de outros cordofones tradicionais da nossa região. A Orquestra reúne alguns músicos especialistas, com muito traquejo neste tipo de instrumentos tradicionais, tais como as braguesas, cavaquinhos, bandolins, guitarras e contra-baixos.
A Orquestra surge da necessidade de Braga ter grupo representativo, onde estes instrumentos tradicionais se destacam e são valorizados, quer como instrumentos solistas, quer como instrumentos de acompanhamento .
A Orquestra é fundamentalmente constituida por músicos de Braga, que dedicaram e dedicam a sua vida a tocá-los, em demonstração de todo o seu potencial.
O público aplaudiu e no final, louvaram a existência deste projeto que engrandece o movimento cultural da cidade.